sábado, 26 de dezembro de 2009

O futebol e a violência - coisas diametralmente opostas!!



Há muito que queria comentar sobre o que ocorreu no Estádio Couto Pereira, na última ordada do campeontao Brasileiro. Foi um espetáculo de selvageria que prejudicou não só oa Coritiba, mas também ao futebol brasileiro como um todo, eis que nossa reputação foi para o brejo após tais cenas horrendas ocorridas naquele local.


É óbvio que sei, e não posso tapar meus olhos em relação a isso, qu no futebol os interesses comerciais são grandes. Uma queda para a Série B representa um decréscimo de arrecadação, de patrocínio, senão perda do mesmo, além da visibilidade diminuta da sua equipe. E nenhum time pensa ou quer isso.


Mas, no entanto, não cabe à torcida estabelecer justiça com as próprias mãos. Não é depredando o patrimônio do clube que a queda será revertida. Pelo contrário. Se a punição não mudar, o Coritiba não ogará em seu estádio na Série B de 2010. E isso é completamente mereceido. O patrimônio do clube foi depreciado, a reputação da cidade e da segurança idem, os times ficaram acuados, policias foram agredidos, inocentes quase perderam a vida (destaque para uma enfermeira que perdeu três dedos dentro de um ônibus, por uma bomba soltada por um aloprado torcedor), ou seja, uma barbárie.


O STJD do Futebol é sempre muito condescendente com os clubes. Inclusive muitas das vezes confunde o vínculo trabalhista com o vínculo esportivo. Mas dessa vez foi exemplar. Talvez poderia ser até mais rigoros. 30 partidas são muitas? Sim, são. Mas a selvageria, em minha opinião, merecia até mais.


Tal punição, torço eu, não deve ser revertida. A manutenção é exemplo para os outros clubes e torcidas. E para o mundo. Não podemos esquecer que vamos sediar uma Copa e essas imagens não serão toleradas pelo mundo.


Por fim, vale lembrar as torcidas de Atlético-MG, Corinthians e Vasco. Quando seus clubes caíram o hino que prevaleceu não foi uma ode à violência, nem mesmo estava marcada, como no caso do Coxa. Mas sim o hino de seus clubes, em uma demonstração de amor com a sua equipe, torcendo pelo retorno digno, dentro de campo.


Em defesa do Coxa aqui, para não ser o advogado do diabo. Linda a manifestação dos verdadeiros torcedos do Coritiba, que abraçaram o estádio e iniciaram uma campanha para a sua reconstrução. Parabéns a eles.


A violência não leva a nada e mais uma vez isso foi demonstrado. Fica o exemplo para que isso não aconteça mais. A sociedade requer a PAZ, o mundo pede a PAZ e o futebo, agradece, pois assim não perderá nunca o seu caráter lúdico!


Abraços


Nenhum comentário:

Postar um comentário