terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A eleição do melhor jogador do mundo pela FIFA


Ontem foi a eleição do melhor jogador do mundo de 2009 pela FIFA. Já travei discussões homéricas com alguns amigos osbre esta "maldita" eleição. Digo maldita porque parece que os eleitores só têm olhos para a Europa. É inegável que os melhores jogadores estão lá, muito por força do poderio econômico, inclusive nossos maiores astros, mas acho que aqui na América do Sul existem jogadores que poderiam concorrer ao prêmio.
Antes de continuar afirmo que a eleição do Messi foi barbada e realmente merecida, pois ele ganhou tudo o que disputou como BArcelona, com destaque em todas as comeptições. Inclusive ontem, discutindo com um amigo que acabara de chegar da Espanha, acabei por descobrir que o Iniesta é adorado por lá, até mais que o Xavi, hoje, pra mim um exemplo de volante, ao contrário do nosso brucutu Felipe Melo, o pior jogador do campeontato italiano.
A minha revolta com essa eleição se remonta ao ano de 2000. Naquel ano o eleito foi o Zidane, grande craque, mas que para mim não chega aos pés do Rivaldo. Pois bem, o critério para que o ZIdane levasse o caneco naquele ano foi o título da Eurocopa... mas pergunta-se, por que da Eurocopa? Por que não a Copa América, ou a Copa Africana de Nações? São torneios inferiores?
Discordo e muito daquela eleição. O Real Madrid, clube do Francês, venceu a Liga dos Campeões, que se encerra em maio. Zidane teve importânica, mas na Eurocopa passou longe de ser decisivo. Lembro-me muito bem do lance do gol do Trezeguet, que levou a partida para a prorrogação contra a Itália, onde Zidane pouco particpou.
O que me enrva naquele ano foi que, sem puxar a sardinha, Romário, ele mesmo, jogando pelo Vasco da Gama, fez 74 gols naquele. Assombrosos 74 gols. E nem pensem que foram gols no Bambala ou nos Sacanas Tropicais, mas sim nos gigantes Manchester United, Palmeiras, River Plate, Boca Juniors, Flamengo, Corinthiasn, San Lorenzo...... entre outros. Naquele ano o Vasco foi campeão brasileiro, campeão da Copa Mercosul, vice campeão Mundial, vice campeão do Torneio Rio São Paulo e do campeonato carioca. A única final em que o VAsco não esteve presente foi a Copa do Brasil.
Incrível tal desempenho! E porque não olhar pra cá... me recordo que apenas dois eletiores votaram nele. O que me incomoda é a cegueira e o desprezo. Hoje não posso negar, o Messi foi o melhor.. barbada... mas ontem.. aí não... Deixem também a sua opinião..
Abraços

3 comentários:

  1. Dodô, a realidade é que a FIFA não olha prá cá. E olhe que, nesse exemplo que você deu, o Romário já era mundialmente conhecido. Mas deixe-os, na próxima Copa, vão cair do cavalo novamente, afinal nenhum país da Europa ganhou o mundial fora de seu continente. Digão.

    ResponderExcluir
  2. Sem esquecer a eleição em 1997, quando Edmundo só não fez chover.

    ResponderExcluir