segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Eu estava lá...


Eu estava lá......
O local era o Estádio Olímpico João Havelange, popularmente conhecido como Engenhão, no Rio de Janeiro. O jogo era Vasco e Flamengo e valia para o Vasco o título do Campeonato. Para o Flamengo, a vaga na Pré-Libertadores.
Eu estava lá.......
Cheguei ao estádio com 2 amigos e logo após se juntaram outros dois, na confiança de que o Vasco faria um grande jogo. O Bar do Quim foi o ponto de encontro e de lá pudemos perceber a chegada da massa vascaína para o jogaço que iria ocorrer.
E eu estava lá......
A compra do ingresso nem chegou a ser uma epopeia como no caso da final da Copa do Brasil (compra em São Januário e envio por Sedex 10 para Curitiba), mas me deixou tranquilo, por teria o meu lugar garantido no grande jogo final, torcendo e incentivando o Gigante da Colina rumo ao título em uma temporada mágica, em que o Vasco se reencontrou com a sua torcida, lutou por todos os títulos os quais disputou, porque time grande faz assim.
E eu estava lá.........
Enfim entrei no estádio. Já era 15:30. Muito pilhado. Cantando todas as músicas com a torcida do Vasco, preocupada única e exclusivamente em apoiar o time. O canto de seremos campeões, o sentimento não pode parar, Vasco da Gama minha paixão ecoavam pelo Engenhão e aumentavam na medida em que a torcida do Vasco enchia a parte que lhe cabia no estádio.
E eu estava lá..........
No primeiro ato do jogo, vêm ao campo Fernando Prass, Alessandro e o meu grande ídolo Carlos Germano, um dos melhores goleiros que vi jogar. Ao terminar o seu aquecimento no gramado, Prass veio em direção à galera, bateu no peito como quem dissesse "Vou dar o sangue hoje" e levantou a massa, que passou a gritar incessantemente até o final do jogo.
E eu estava lá.......
O Vasco subiu ao gramado com a sua faixa de apoio ao nosso comandante, enfileirou-se na faixa contra o racismo e foi se aquecer. Detlahe, ovacionados pela torcida que cantava loucamente o seu amor pelo time.
E eu estava lá.....
Antes do jogo, um pequeno espaço para as homenagens ao Doutor/Magrão, que muito contribui para o futebol brasileiro, seja por sua técnica, seja por seu engajamento político. Vá com Deus Sócrates e torne a pelada aí do céu um pouco melhor.
E eu estava lá.....
O jogo começou com o Vasco dono das ações. E a torcida gritando, empurrando o seu time, indo à loucura a cada lance de perigo do Vasco. Aos 17 minutos, pênalti para o Vasco! Ué, não marcou? Fizemos alguns elogios ao Juiz, à sua mãe, à sua descendência....
E eu estava lá..........
No entanto,com o Vasco melhor em campo saiu o primeiro gol. Felipe toca para Bastos, que encontra Nilton próximo à área. Ele dribla o Fierro e cruza na medida para o Diego Souza. Gol do Vasco, explosão no Engenhão. Muita emoção e lágrimas quase caíram dos meus olhos, ao perceber que, em caso de um gol do Palmeiras, o Vasco seria Pentacampeão Brasileiro.
E eu estava lá.......
O primeiro tempo acabou com vantagem para o Vasco, mas em São Paulo o placar não tinha se movido. E a torcida continuava louca, cantando a plenos pulmões. O segundo tempo começou com o Vasco em cima. Fágner quase fez o segundo em bela defesa de Felipe. No entanto, a maré começou a mudar. em um belo ataque, o Fla empatou o jogo, gol de Renato Abreu. Em São Paulo, Valdivia expulso.
E no RJ, eu estava lá.....
O Jumar foi expulso (chegou atrasado, cansaço nítido), o time sentiu o gol e o físico, mas não deixou de correr. Bernardo ainda teve ótima chance, Prass fez bela defesa em chute do Ronaldinho, mas o jogo acabou empatado, não sem o ridículo espatáculo do Renato Abreu.
E eu estava lá.....
Perto do final do jogo veio o momento arrepiante. Mesmo sabendo que o Corinthians era o campeão, a torcida passou a cantar o seu amor pelo time. Fizemos um ano excepcional. Um começo ridículo, recuperação já no Carioca, o título da Copa do Brasil, o qual eu estava lá, o AVC do Ricardo Gomes, a sua recuperação e luta pela vida, a briga pela Sul-Americana, quando muitos a descartam, a luta pelo Brasileiro, o retorno de ídolos (Juninho/Felipe)e um fim de ano de reencontro com a torcida.
E eu estava lá......
Foi lindo de ver. Arrepiou mesmo! A torcida cantava o seu amor: " O sentimento não para, pois todo vascaíno, tem amor infinito, cantarei de coração: VASCO DA GAMA!" Era o reencontro da galera com o seu time, a hora de extravasar a paixão contida por anos obscuros (vide Eurico Miranda, times sem vontade, jogadores sem identificação, 2 divisão), de mostrar o seu agradecimento por levar o Vasco ao lugar/patamar de onde nunca deveria ter saído.
E eu estava lá.....
Os gritos eram tão altos que sufocavam a torcida do Flamengo que comemorava a sua vaga para a Pré-Libertadores. Pude ver no olho de cada torcedor que estava a minha volta a emoção e o agradecimento por um ano maravilhoso. O grito de campeão ecova pelo Estádio, pois se não éramos campeões de fato, ao menos nos portamos como campeões.
E eu estava lá.....
Surgiram novos herois. Dedé, o Mito. Prass, a muralha. Bernardo, menino emoção. Alecsandro e sua careta. Diego Souza e sua técnica. Rômulo e o seu grande futuro. Fágner, que joga por música. Éder, que tanta falta fez nesse final...... E enfim o grande craque: o time! Que raça, que luta, que empenho, que lindo exemplo que nos deram. O Vasco é um time GIGANTE, que luta por todos os títulos. E isso é um exemplo para o futebol brasileiro.
E eu estava lá.....
Gritando, emocionado e feliz. Não fomos campeões, é verdade. O grito de Vice ecoava do lado rubro-negro. Mas afinal, quem se importa? Ganhamos um time, retomamos uma paixão adormecida, conhecemos herois e ídolos. E o grito de amor da torcida era lindo.
E eu estava lá......
O jogo acabou, a torcida continuava cantando, mas eu tinha que ir embora. Saí do estádio e no caminho do táxi eu assim escutava "Eu sou vascaíno e o sentimento não pode parar" "Vou torcer pro Vasco ser campeão, São Januário meu caldeirão". Continuava arrepiado porque quando eu saí, o jogo já havia acabado a uns 10 minutos. E o canto da torcida continuou por mais uns 15 minutos, no mínimo, tempo necessário para alcançar o táxi.
E eu estava lá......
Voltei pra casa triste, poque não era campeão, mas feliz, porque o meu time tentou, o meu time lutou, o meu time foi motivo de orgulho para a torcida, porque buscou o título com todos os meios possíveis. Não conseguimoes, é verdade. Mas o vice de hoje é o título de amanhã. É a prova cabal de que o Vasco é GIGANTE e se porta como tal. Ontem não deu, mas o caminho é esse. Luta, comprometimento e vontade, sempre, de ser campeão. Como disse o Juninho, time grande é viciado em ser campeão. E esse é o meu Vasco.
E uma coisa eu posso dizer, pois entrando no táxi eu ainda escutava baixinho: " O sentimento não para, pois todo vascaíno, tem amor infinito, cantarei de coração: VASCO DA GAMA!" E ali eu tinha certeza de que tudo não foi sonho.
Porque eu estava lá.................

5 comentários:

  1. Grande texto boi!!!

    Grande time o Vasco!!!

    Grande batalha esse brasileirão!!!!

    Parabéns pelo ano do Vascão!!!!

    Um Grande abraço!!!!

    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Dodô,

    Se time grande é viciado em títulos, o vasco seria o quê?????

    ResponderExcluir
  3. Dodô meu querido
    que texto fera, parabéns!
    tão excelente quanto o texto foi a campanha do Vasco nesse ano!!!! parabéns pra vcs, que com certeza foram o time do ano!

    um abraço bixo,

    GReg

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto Dodas, foi de arrepiar!!

    Não deu dessa vez mas o VASCO é raçudo e eu tenho fé nele em 2012!!
    Um grande abraço da sua amiga vascaína também...
    Lílian
    PS: O Marco mesmo palmerense, torceu pro Vasco junto comigo e eu com ele :)

    ResponderExcluir
  5. vascaino nao esquenta em ser vice mesmo, vida que segue!

    ResponderExcluir